Tubos de ligação: coloque a sua segurança em primeiro lugar

tubos-de-ligacao-coloque-a-sua-seguranca-em-primeiro-lugar
13-03-2020

Sabia que… O tubo flexível de ligação ao aparelho a gás tem um prazo de validade que deve ser cumprido rigorosamente?

A instalação de gás é perfeitamente segura, desde que seja feita corretamente por pessoas competentes e controlada periodicamente. Dependendo da utilização que cada tubo tem, deverá ser utilizado o material apropriado.

Assim, para placas e fornos de encastrar, esquentadores e caldeiras, deverão ser utilizados tubos metálicos extensíveis ou rígidos, apropriados para gás.

Se, por outro lado, procurar ligação para fogões e aparelhos a gás amovíveis, os tubos de borracha são a solução apropriada. Este é um tipo de tubo que deverá estar aprovado para todos os tipos de gás, devendo conter uma marcação na sua superfície indicando isso mesmo.

Está ainda inscrito no tubo aquela que é a sua validade, informação que deve ser cumprida rigorosamente para que a ligação a gás continue segura.

Estes tubos devem ser substituídos sempre que estiverem perto do seu prazo limite ou quando se apresentam degradados ou com fissuras. Tenha ainda em consideração de que, sempre que precisar de uma ligação a gás com um comprimento superior a 1.5m, deverá optar por uma ligação metálica extensível ou rígida.