Castanhas assadas a gás

castanhas-assadas-a-gas
22-09-2020

"Em dia de São Martinho, come-se castanhas e bebe-se vinho."

Com a aproximação do dia de São Martinho, deixamos-lhe algumas sugestões de como cozinhar as suas castanhas a gás.

Novembro é, para muitos, sinónimo de castanhas assadas. A aproximação do dia de São Martinho relembra a tradição do Magusto e o cheiro a castanhas assadas na brasa...

Contudo, sabemos que nem todos têm um acesso facilitado ao método de assadura habitual e, por isso, as tradições foram sendo reinventadas e conhecidas novas formas de replicar o sabor habitual da época.

Contudo, sabemos que nem todos têm um acesso facilitado ao método de assadura habitual e, por isso, as tradições foram sendo reinventadas e conhecidas novas formas de replicar o sabor habitual da época.

Assim, apresentaremos três formas de assar as suas castanhas recorrendo ao uso do gás como fonte de calor.

Nota: Independentemente da forma de cozedura que escolher, é essencial que dê um ou dois golpes nas castanhas, de forma a que esta não rebente durante o processo.

1) Forno.
Ligue o seu forno nos 220ºC para que este aqueça antes de colocar as castanhas no seu interior.
Uma vez completada esta tarefa, coloque as castanhas já golpeadas num tacho com sal e água; assim que verificar que a água levanta fervura, retire-as da água e disponha-as num tabuleiro.
Coloque o tabuleiro no forno e deixe cozinhar durante cerca de 20/30 minutos.
Após retirar as castanhas do forno, envolva-as num pano por cerca de 5 minutos para que a humidade que ainda resta seja absorvida.

2) Frigideira.
Para a confeção das castanhas na frigideira, deverá optar por um acessório de fundo largo, para que as castanhas não se sobreponham, com uma tampa que cubra a frigideira por completo.
Coloque as castanhas na frigideira ainda fria e leva-a a lume médio; passados cerca de 5 minutos, salpique as castanhas com água e coloque sal a gosto.
Tape a frigideira e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos. De tempos a tempos, agite cuidadosamente a frigideira, para que as castanhas cozinhem uniformemente.
Quando as retirar do fogão, coloque-as num pano durante cerca de 5 minutos para repouso.

3) Grelhador a gás (colocar link para artigo grelhadores a gás).
Ligue o seu grelhador Galp enquanto prepara as castanhas, de forma a que a grelha já esteja quente quando for a começar a confecionar.
Após dar alguns golpes nas castanhas, lave-as bem; desta forma irá prevenir que a casca queime antes de a castanha estar cozinhada.
Uma vez na grelha, controle as castanhas e vire-as sempre que necessário. Ao fim de cerca de 15 minutos, terá as suas castanhas prontas.
Deixe repousar alguns minutos e sirva em papel de jornal, como manda a tradição!