Sabe o que deve fazer na hora do armazenamento, substituição e utilização das suas garrafas de gás?

sabe-o-que-deve-fazer-na-hora-do-armazenamento-substituicao-e-utilizacao-das-suas-garrafas-de-gas
26-03-2021

A utilização de garrafas de gás é uma prática bastante comum e, com o avanço de estudos e tecnologias, a segurança tem sido assegurada como característica principal na utilização da mesma.

Hoje, a garrafa de gás é produzida de forma a resistir a choques e altas pressões, garantindo que, num uso normal, não haja qualquer perigo de rebentarem. 

Estima-se até que, apenas em casos de incêndio onde a garrava esteja envolta em chamas, se torne possível essa rebentação. 

No entanto, visto que o seu conteúdo se baseia em gases inflamáveis, existem algumas práticas que devem ser adotadas para a redução de riscos no que toca à segurança e para uma melhor utilização e aproveitamento do rendimento da mesma.

Para isso, a Vitoriagás, deixa-lhe abaixo alguns pontos que devem ser tidos em conta na altura de armazenar, substituir e utilizar o seu gás liquefeito:

  1. Não deve utilizar ou armazenar garrafas de gás em caves. Se utiliza gás propano, saiba que não deve armazenar as garrafas dentro de casa, devendo dar preferência a cabines de garrafas de gás localizadas no exterior da habitação.
  2. Evite o mau manuseamento e maus-tratos à garrafa, reduzindo o risco de danificar a válvula, o tubo ou o redutor. 
  3. Ao ligar o redutor à válvula, verifique sempre se este ficou bem ajustado. Em caso de anomalia, não utilize ferramentas ou outros instrumentos na tentativa de resolver quaisquer problemas que possam advir da válvula. Na suspeita de mau funcionamento da mesma, contate-nos para que o possamos ajudar. 
  4. Durante a utilização, nunca deite ou inverta a posição da garrafa. 
  5. Sempre que possível, assim que a garrafa deixa de estar em utilização, desligue o redutor.
  6. Nunca substitua a garrafa vazia por uma cheia próximo de uma chama ou fonte de calor, conforme explicámos na checklist de procedimentos a cumprir na hora de mudar a garrafa de gás.

Caso suspeite de alguma alteração ou deficiência na sua garrafa, válvula, redutor ou mangueira entre em contato connosco e rapidamente estaremos à sua porta para fazer uma avaliação segura e profissional.