Cinco passos para reduzir a fatura da eletricidade e a pegada ambiental

cinco-passos-para-reduzir-a-fatura-da-eletricidade-e-a-pegada-ambiental
27-02-2022

Cinco passos para reduzir a fatura da eletricidade e a pegada ambiental

Sendo que o desperdício energético está diretamente relacionado com desgaste do planeta, trazemos-lhe cinco dicas simples de como pode reduzir a sua pegada ecológica, refletindo-se na sua fatura:

1. Informe-se sobre quais os equipamentos que consomem mais energia em sua casa.

Conhecer bem os seus equipamentos é o primeiro passo para saber onde pode poupar. Equipamentos como frigoríficos, fogões, fornos elétricos e placas de indução são, por norma, eletrodomésticos de grande consumo.

2. Cumpra com as boas práticas de utilização dos eletrodomésticos.

Usar corretamente os eletrodomésticos é uma das ações de maior impacto na poupança de energia. Estas variam de eletrodoméstico para eletrodoméstico, mas deixamos-lhe algumas dicas:

  • Frigorífico e congelador: evite abrir e fechar a porta durante muito tempo ou de forma repetida. Verifique o isolamento da borracha da porta, se esta não estiver colocada corretamente ou já estiver danificada, fará com que o equipamento consuma mais energia para manter a temperatura desejada.
  • Forno elétrico: planeie bem as suas refeições: se vai usar este equipamento, aproveite para confecionar mais do que um prato em simultâneo. Lembre-se que, após desligar o forno, a temperatura interior mantém-se durante mais alguns minutos, por isso, desligue o forno cerca de 10 minutos antes da confeção estar terminada e aproveite o calor acumulado para finalizar as suas refeições.
  • Máquinas de lavar / secar: se optou por ter uma tarifa bi-horária, programe os seus equipamentos para trabalharem durante o horário noturno e, sempre que possível, utilize cargas completas, dando preferência a ciclos curtos e com temperaturas mais baixas.
  • Adquira tomadas inteligentes: estas tomadas podem ser programadas para cortar a passagem da corrente, eliminando consumos de standby e off-mode, também conhecidos como consumos fantasma.
  • 3. Evite aquecedores elétrico

    Apesar de terem um preço de mercado considerado relativamente baixo, a longo prazo este tipo de equipamentos atinge consumos elevados. Em alternativa, os aquecedores a gás, possuem maior facilidade em atingir a temperatura desejada de forma homogénea e com fácil controlo de desperdício

    4. Aproveite a luz natural na sua totalidade

    Totalmente gratuita, a luz do sol é a melhor fonte de energia que temos ao nosso dispor. Aproveite cada minuto dela.

    Nos dias mais frios, abra as janelas para arejar a casa e permitir que ela aqueça de forma natural. Assim que a noite cair, feche janelas e portadas para que o calor acumulado se preserve.

    Nos dias mais quentes, feche janelas, estores e as cortinas, para impedir que o calor entre e, assim que escurecer, abra novamente para fazer circular o ar fresco.

    5. Verifique e considere melhorar o isolamento da sua casa

    Apesar de se apresentar como um investimento avultado é facilmente verificado o seu retorno e o impacto na redução do desperdício energético. Numa habitação com mau isolamento, não só é difícil de atingir temperaturas quentes nos dias de inverno, como é complicado arrefecer os espaços nos dias solarengos de verão. Ponderar bem na melhoria do isolamento da sua casa poderá, a médio-longo prazo, fazê-lo poupar muito na sua conta da eletricidade.

    Ficou esclarecido com as nossas dicas?
    Ficou com alguma curiosidade?
    Contacte-nos e deixe-nos a sua opinião 👇
    Tel: 800 205 658
    Link: gasonline.galpenergia.com