Sabe o que fazer em caso de falha de energia?

sabe-o-que-fazer-em-caso-de-falha-de-energia
28-08-2022

Sabe o que fazer em caso de falha de energia?

1. Verifique se a falha de energia foi apenas em sua casa ou se é geral.

Assim que se aperceba da falha energética, a primeira coisa a fazer é procurar saber se se trata de uma falha geral ou apenas no seu lar. Para isso, poderá dirigir-se ao seu quadro elétrico e verificar se todos os disjuntores se encontram corretamente ligados. Se sim, é provável que a falha tenha sido geral. Para que tenha a confirmação, verifique as luzes da via pública e questione os vizinhos se o mesmo está a acontecer nas suas habitações.

Tenha especial cuidado ao prazo das suas faturas e se elas se encontram devidamente em dia.

Se está à procura de soluções mais eficientes, considere os nossos aquecedores de interior a gás: são seguros, aquecem rapidamente áreas até 40m2, e pode transportá-los facilmente para qualquer lado.

2. Apercebeu-se que ocorreu uma avaria do circuito elétrico ou de um aparelho? 

Se um disjuntor parcial foi abaixo, significa que ocorreu uma avaria no circuito ou num dos aparelhos ligados a esse circuito. Para identificar essa avaria, deverá dirigir-se ao equipamento em questão e desligar todos os aparelhos ligados à corrente.

Volte ao quadro e acione de novo o disjuntor. Se o disjuntor voltar a disparar, mesmo sem qualquer aparelho ligado ao circuito, quer dizer que existe uma avaria no circuito e deverá manter esse disjuntor desligado e procurar ajuda junto de um técnico especializado.

Se esse disjuntor não disparar, regresse novamente à tomada em questão e ligue o(s) aparelho(s) elétrico(s) um a um e identifique qual o aparelho que está a causar a falha, esse é o aparelho avariado.  

3. Distinguir entre uma sobrecarga elétrica ou uma avaria.

Quando é o disjuntor principal a disparar, a falha de energia está normalmente associada a uma sobrecarga elétrica ou avaria. E é preciso saber distingui-las para voltar a ter eletricidade o mais rápido possível e com toda a segurança.

No caso de uma sobrecarga elétrica, é provável que teve mais aparelhos ligados à corrente do que aqueles que a sua potência contratada suporta. Neste caso, ou diminui o número de eletrodomésticos ligados ao mesmo tempo, ou aumenta a potência contratada junto do seu fornecedor de energia.

Se se tratar de uma avaria, desligue todos os disjuntores, incluindo o geral. Depois, ligue apenas o geral, seguindo um parcial de cada vez. Se um disjuntor dispara, significa que a avaria está no seu circuito elétrico.  Assim, siga os passos referidos no ponto 2 para descobrir a origem da avaria.

Se nenhuma destas sugestões resolveu a falha de energia, entre em contacto com o seu fornecedor. Os clientes Vitoriagás podem beneficiar do serviço de Assistência em Casa que, em casos urgentes, garante uma resposta num período de 3 a 5 horas.

Ficou com alguma questão ou gostava de nos deixar a sua opinião?
Contacte-nos:
Tel: 800 205 658
Link: gasonline.galpenergia.com